domingo, 19 de julio de 2009

O ritual do Nascimento de bebés gémeos

Na tradição dos Ovimbundu os o nascimento de bebés gémeos constitui alegria para a familia e ao mesmo tempo uma preocupação.
Quando nascem gémeos , ao contrários de outros bebés, estes são saudados com insultos.
São chamados por nomes abusivos, por exemplo: " Ove a Ngulu, ove ambua" que significa em português (tu porco, tu cão) e outras palavras depreciativas pelas quais são tratados.
A mãe e os gémeos depois de os umbigos cairem, são levados para fora de casa, envoltos em barro, a mãe é arrastada no lodo passando com ela em volta da casa num alarido de insultos assobios e ao som de chifre de boi ou cabrito, com uma balaio cheio canjica não desfarelada na cabeça ( ombulungu), que vai sendo consumida á medida que se vai arrastando a mãe no lodo.
Esta festa dura quase a manha toda.
De seguida os umbigos são enterrados junto ao cruzamento dos caminhos, as roupas que serviram a parturiente são deitadas fora ou num rio. Quem faz isto é o curandeiro que acompanhou a parturiente e os bebés.

Nome dos Bebés

Recebem o nome de animais selvagens mais temidos na fauna Angolana tais como:

Se forem dois rapazes

1º nascido = JAMBA ( ELEFANTE)














2º nascido = HOSSI (LEÃO)









Se forem um menino e uma menina

1º o menino =JAMBA


2ª a menima = NGUEVE ( HIPOPOTÁMO)











O tratamento dos bebés

Devem ser considerados por igualdade de direitos. As roupas devem ser da mesma cor e tecido para evitar aborrecimentos entre eles.


A morte de um bebé

Se falecer um deles não se deve Chorar. A mãe e o bebé vivo são escondidos ao maximo, até terminar o obito e em sua substituição cria-se uma estatua antropormófica de pequenas dimensões que deverá trajar a mesma roupa que o vivo e que deverá sempre ser levada pela mãe.

No hay comentarios:

Publicar un comentario