domingo, 19 de julio de 2009

Resumo final da terefa 4

Para realizar esta tarefa contei com alguns amigos como Catarina de Oliveira e Ermelinda Buta que me facultaram as fotografias sobre os Ritos e Costumes do Povo Ovimbundu) expostas neste blog e na Web que desenvolvi com o site http://ovimbundu.no.comunidades.net/ .
O material também divulgado é referente as suas Teses de Licenciatura.

Para as fotografias apenas usei Picasa 3, pois não consegui baixar outros por serem muito pesados a a nossa ligação um pouco lenta dificultou ue eu retirase outros softwares para melhor tratamento as imagens, assim como também não consegui aplicar um video amador que mostrava a dança Okatita.

Esta tarefa foi bastante interessante pois fiquei a conhecer e a entender melhor alguns ritos e costumes da cultura do povo ovimbundu. Também ficou uma porta aberta e desafiadora a estas duas colegas de forma a que publiquem e divulguem a nossa cultura , os nossos ritos e costumes a todos Ovimbundu e não só a toda a comunidade histórica de Angola, de forma a que mais tarde haja um acervo historico de Angola.

A dança

Fotografia de um dançarino

Huambo 2006


O povo ovimbundu aprecia muito a música acompanhada de dança diversificada de acordo ás circunstâncias dos rituais, pois através da música e da dança ele manifesta os seus sentimentos afectivos que podem ser de alegria ou tristeza.




Fotografia de dois Dançarinos - Huambo 2006
O dançarino é uma figura pública dominadora da arte da dança e por isso tem um lugar de referência na sociedade.

Pode ser homem ou mulher. Ele/ela dançam em público em festas tradicionais como a entronização, de iniciação a puberdade, na morte de um Rei entre outras.

A dança dos mais velhos - Olundongo



Executa-se durante o dia.
Os executantes vestem-se de panos amarrados com cintos e usam o batuque
Esta dança usa-se tradicionalmente na entronização, em obitos, despedidas de lutos das dançarinas, dos caçadores, circuncisores e soberanos.



Onyaca
Onyaca - Modalidade da dança tradicional,executada pelas mulheres.


Geralmente usa-se na despedida de luto de quem em vida também usava tal dança



Okatita



Okatita - Dança tradicional usada pelos ambos os sexos, em momentos de diversão, este foi o carnaval de 2006

O ritual do Nascimento de bebés gémeos

Na tradição dos Ovimbundu os o nascimento de bebés gémeos constitui alegria para a familia e ao mesmo tempo uma preocupação.
Quando nascem gémeos , ao contrários de outros bebés, estes são saudados com insultos.
São chamados por nomes abusivos, por exemplo: " Ove a Ngulu, ove ambua" que significa em português (tu porco, tu cão) e outras palavras depreciativas pelas quais são tratados.
A mãe e os gémeos depois de os umbigos cairem, são levados para fora de casa, envoltos em barro, a mãe é arrastada no lodo passando com ela em volta da casa num alarido de insultos assobios e ao som de chifre de boi ou cabrito, com uma balaio cheio canjica não desfarelada na cabeça ( ombulungu), que vai sendo consumida á medida que se vai arrastando a mãe no lodo.
Esta festa dura quase a manha toda.
De seguida os umbigos são enterrados junto ao cruzamento dos caminhos, as roupas que serviram a parturiente são deitadas fora ou num rio. Quem faz isto é o curandeiro que acompanhou a parturiente e os bebés.

Nome dos Bebés

Recebem o nome de animais selvagens mais temidos na fauna Angolana tais como:

Se forem dois rapazes

1º nascido = JAMBA ( ELEFANTE)














2º nascido = HOSSI (LEÃO)









Se forem um menino e uma menina

1º o menino =JAMBA


2ª a menima = NGUEVE ( HIPOPOTÁMO)











O tratamento dos bebés

Devem ser considerados por igualdade de direitos. As roupas devem ser da mesma cor e tecido para evitar aborrecimentos entre eles.


A morte de um bebé

Se falecer um deles não se deve Chorar. A mãe e o bebé vivo são escondidos ao maximo, até terminar o obito e em sua substituição cria-se uma estatua antropormófica de pequenas dimensões que deverá trajar a mesma roupa que o vivo e que deverá sempre ser levada pela mãe.

viernes, 17 de julio de 2009

Ritual a um local Sagrado ( Akokoto)




As Pedras de Kandumbo onde se encontram um dos Akokoto.
Fotografia tirada por ermelinda Buta em visita ao local - novembro 2005

No local sagrado encontramos os corpos dos nossos antepasados . O povo ovimbundu venera muito os seus antepassados. Construindo assim pequenas casotas a que se chamam Etambo e os Akotoko.A entrada para o Akokoto
Fotografia tirada por Guilherme Inácio, visita ao local -novembro 2005

Para os Ovimbundu quando uma pessoa morre o seu espirito permanece como manifestações efectivas de poder, personalidade e conhecimento dessa pessoa na sociedade, assim sendo os espiritos têm uma influência poderosa sobre os vivos. Por isso devemos cuidar bem dos seus túmulos.
Para se visitar estes locais os visitantes devem ungir os pulsos e so tornozelos com óleo de Palma e elimbui. Esta acção é que dá acesso e permissão a entrada do local.


Os visitantes a ungir os pulsos e os tornozelos com oleo de palma e elimbui

Fotogaria retida por Guilherme Inacio em visita ao local - novembro 2005

Devem ser acompanhados por um guia. Este é uma pessoa indicada pela Corte da Ombala, geralmente é o soba Chilala que toma a dianteira.

Explicação do Sekulo Epalanga sobre os Akokoto

Fotografia tirada por Ermelinda Buta em visita ao local -novembro 2005


Mas para visitar um Etambo (local onde se encontram as caveiras dos antepasados) o ritual é mais complicado deve-se seguir os seguintes passos:


  1. Repete-se o caso da unção dos pulsos e dos tornozelos com óleo de palma e elimbui;

  2. Deposita-se uma quantia monetária no balaio;


  3. Entrega-se a autoridade uma garrafa de aguardente e um galo; E só assim se tem acesso ao Etambo
















































































Ritual da Chuva

Segundo Buta, Ermelinda e Guilherme Inacio, o ritual da chuva é praticado quando não chove na devida época, então os velhos da comunidade (Va Sekulo) reunem-se junto dos Akokoto para efectuar o devido ritual.

Este obedece as seguintes regras:


  1. Limpar bem o local

  2. A mulher do soba prepara a comida que é constituida por canjica de milho , feijão e outros alimentos e sacrificam alguns animais como cabras e galinhas.

  3. preparam também as bebidas tradicionais tais como a kachipembe, chissanga.

  4. Comem, bebem e dançam ao som do batuque oferencendo assim a cerimónia aos espiritos

Se chover nesse dia significa que os espiritos gostaram da cerimónia, caso contrário, se não chover, devem repetir a cerimónia.

lunes, 13 de julio de 2009

tarefa 4 Ritos e costumes do Povo Ovimbundu

Dei inicio a tarefa 4 que consta na elaboração de uma Web com um tema relacionado com ciências sociais.

O tema por mim escolhido fala sobre os ritos e costumes do povo Ovimbundo. Este povo venera muito os seus antepassados. Prestam cultos aos seus antepassados não como divindades, mas sim como individuos que tendo passado pelo mundo o seu exemplo de vida pode ser seguido pelos vivos.
Vou falar apenas em alguns Ritos e costumes deste povo, tais como: O ritual da Chuva, o Ritual da visita a um local sagrado ( Akokoto) e o ritual do nascimento de bébes gémeos. Nos costumes, algumas canções, a alimentação.

Para falar sobre estes temas consultei as Teses de licenciatura de: Buta, Ermelinda Leonor; Guilherme Inácio ; "Ritos e Costumes dos Povos Ovimbundo da Provincia do Huambo", ISCED, Nov 2005; e de Oliveira, Catarina Thitaka; Monumentos e Sitios Historicos da Provincia do Humabo"; ISCED, nov 2005

Criação do projecto telematico

Para a criação do projecto passou-se a descrição da escola em foco.

1º Vai-se enquadrar o projecto educativo ( objectivos do projecto da escola)

2º Vai-se analisar o papel de cada interveniente ( Coordenador do projecto, professores envolventes, alunos)

3º Os meios que implicam as buscas de investigação no terreno ( outros elementos intervenientes.




  1. Para o primeiro ponto foi necessário ler e investigar alguns projectos educativos, para tal consultei a seguinte pagina na Web http://www2.eb23-guimaraes.rcts.pt/documentos/PROJECTO%20EDUCATIVO%20DO%20AGRUPAMENTO%20DE%20ESCOLAS%20EGAS%20MONIZ.pdf , esta pagina mostra-nos um projecto educativo no qual retirei alguns pontos fundamentais para a elaboração de um projecto educativo, tais como: " Fomentar a cooperação esntre os estabelecimentos escolares e outras instituições ao serviço da comunidade..."; " ...consciencializar toda a comunidade para a interdependência entre o saber e as realizações culturais artisticas, cientificas e tecnologicas..."fomentar o espirito de equipa de trabalho, em areas de investigação, organização de actividades ludicas e outros eventos .... promover a criação de clubes na area cultural, artisitica e literaria...."
  2. De seguida passei algumas ideias para a elaboração do projecto tais como:

No projecto de intercambio cultural esta escola tratará de apresentar o Tema " Ritos e Costumes"
Cabendo a cada um os seguintes papeis:


1.2.1 Professores

1. Deve promover o desenvolvimento de habilidades de pensamento como: relacionar, analisar, sintetizar , observar e criticar;


2. Fomentar o desenvolvimento afectivo e motivacional ao encontrar no mundo tecnológico estímulos de participação, motivação e utilização de todo o tipo de recursos para chegar ao conhecimento;


3. Após a apresentação do Tema deve:


a) Dividir a turma em grupos de trabalho
b) Dar referências de alguma bibliografia a consultar; de alguns softwares a utilizar por exemplo: http://www.visualmind.com.br é um software destinado a elaborar um mapa mental; Pacote da Microsoft; entre outros;
c) Orientar e estimular a participação dos alunos nos foros ;
d) Orientar os alunos na elaboração do power point nomeadamente de como organizar os conteúdos que se pretende expor e planificarmos o seu desenho);



1.2.2 Alunos
Os alunos serão divididos em grupos de trabalho.
Cada grupo deve ter um porta-voz.


Tarefas:
1. Devem pesquisar na red a existência de documentos históricos referentes a Cultura dos povos Ovimbudu.

2. Devem pesquisar bibliografias referentes a Cultura dos povos Ovimbudu, no Museu Municipal do Huambo, na Biblioteca Municipal do Huambo e na Biblioteca do Instituto Superior de Ciências de Educação.

3. Devem elaborar um roteiro de entrevista a efectuar à Historiadores, aos sobas e a indivíduos da comunidade Ovimbundu.

4. Após as recolhas de informação deverão elaborar algumas apresentações em Power point para apresentação do trabalho e debate. (este debate serve acrescentar mais ideias ao projecto)

5. Os alunos deverão discutir as suas ideias e resultados através do uso de ferramentas tais como Chat ( é uma ferramenta didáctica que permite que as intervenções dos alunos sejam mais espontâneas e dinâmicas e também leva a que o aluno perca o medo de participar perante um publico), foros, blogs, criação de Web, correio electrónico


1.2.3 Coordenador

1. Deve organizar excursões e visitas de estudos para que os alunos possam recolher dados in loco;
2. Estabelecer protocolos com outras entidades;
3. Organizar todos os recursos necessários( físicos, humanos, financeiros) para o bom desenvolvimento da tarefa;
4. Criar protocolos e condições para a divulgação do Trabalho;

viernes, 10 de julio de 2009

Criação de um mapa mental

Esta tarefa é realizada em grupo. Foi-nos proposto a elaboração de um projecto telematico cooperativo para ciências sociais com o Tema : Cultura e vida cultura da minha cidade . O grupo elegeu escolher a Cidade do Huambo - Angola.

Assim Sendo o nosso Tema : A cultura e vida cultural da cidade do Huambo.

Devemos elaborar um mapa mental do nosso projecto.

Para tal é necessário primeiro saber defenir mapa mental : Um mapa mental ( Mind Map) "é um diagrama usado para a presentar palavras, ideias, tarefas ou outros itens ligados a um conceito central e dispostos radialmente em volta deste conceito. É um diagrama que representa conexões entre porçoes de informação sobre um tema ou tarefa.

Os elementos são arranjados intuitivamente de acordo com a importância dos conceitos"http://criatividadeaplicada.com

Um mapa mental é uma forma de como associamos conceitos, comprando-os integrando-os e sisntetizando-os. É um esquema mental que transpomos para o papel. Este mapa mental estimula a imaginação pois o fluxo de ideias é livre, ou seja, não se trabalha de forma linear mas sim de ideia em ideia de forma aleatória, seguindoas associações que se vai desobrindo.

Após ter lido o artigo de Jairo Sequeira em http:/criatividade.wordpress.com/ fique muito mais esclarecido sobre a importância de um mapa mental e como o criar.

Já tinha feito um brainstorrming na faculdade na disciplina de Criatividade e inovação e hoje recordeio e com a ajuda do artigo consegui interpretar melhor o mapa mental.

Também no site de http://criatividadeaplicada.com/2007/03/18/mapa-mental-organize-suas-idias/ reterie um site com um software para a criação de um mapa mental http://www.visualmind.com.br/ .

Então mãos a obra e este é o primeiro resultado:

C:\Users\Ana\Documents\mestrado\modulos\modulo 9\modulo 9 iup\tarefas\tarefa 2\vm\AculturaevidaculturaldacidadedoHuambo.htm

















A entrada do novo ano

Para dar inicio a esta tarefa foram consultadas diferentes paginas da internet entre elas a http://pt.wikipedia.org/wiki/Hong_kong, onde encontrei bastante informação sobre a cidade de Hong Kong: desde da sua historia, os seus costumes ( aqui é de salientar a entrada do novo ano, algo que sempre suscitou alguma curiosidade: trata-se de uma comemoração aproximadamente com 2000 anos. Ela é moldada através de lendas, historia e hábitos.
Os orientais relacionam cada ano a um dos doze (12) animais que teriam atendido ao chamado do Buda para uma Região. Apenas 12 se apresentaram e o Buda em agradecimento transformou-os em Signos da Astrologia Chinesa


Como podemos verificar a hierarquia dos 12 animais de Buda



Os doze animais de Buda
Rato – ano 2008
Búfalo – ano 2009
Tigre – ano 2010
Coelho
Dragão
Cobra
Cavalo
Cabra
Macaco
Galo
Cão
Javali
Ver pagina http://pt.wikipedia.org/wiki/Hor%C3%B3scopo_chin%C3%AAs para conhecer as datas de nascimento de cada ano.




Festejo da entrada do novo ano



Segundo o calendário chinês o novo ano começa com a chegada da 1ª lua nova do ano e acaba 14 dias mais tarde com o famoso festival da Lanterna, sempre no 1º dia de lua Cheia.


martes, 7 de julio de 2009

A primeira tarefa do modulo 9 (IUP.OCT08) consiste na realização de um estudo virtual de cidades.

A cidade escolhida por mim foi a Cidade de Hong Kong pela sua magia cultural e pelos lugares lindissimos.

Nesta tarefa torna-se necessário conhecer o conceito de cidade e dentro deste conceito, conhece-la a nivel cultural, economico, social, lugares actrativos entre outros.

Para realizar esta tarefa foi necessário visitar algumas paginas da Internet, conhecendo assim os diversos motores de busca tais como Google e o Yahoo...

Na internet encontramos uma serie de informação, uma mais fiavel que outra, cabendo assim ao usuario sabe-la pesquisar, interpretar e manipula-la de forma a obter a informação sobre a sua tematica.

Para poder obter melhores resultados devemos elaborar uma tabela ( tabela 1) como organizar os conteudos a pesquisar e a (tabela 2) como avaliar as paginas de forma a obter uma informação figidgna